Como se destacar em meio a concorrência?

Com margens de lucro apertadas e concorrência acirrada, se destacar em meio à concorrência muitas vezes não se trata de luxo e sim de sobrevivência. Hoje apresentamos algumas dicas que pode ajudá-lo em sua busca pelo tão sonhado lugar ao sol.

#1 Pesquise e analise seus concorrentes

Faça sua lição de casa! Olhe atentamente para como seus concorrentes operam, sonde seus fornecedores, preços praticados, nicho de mercado, opinião de clientes. Onde seus concorrentes atendem bem o mercado? Onde eles não atendem tão bem? Tente identificar oportunidades.

#2 Identifique os pontos de falha

Mapeie tudo o que pode dar errado em seu modelo operacional e suas consequências. Avalie os possíveis planos de contingência e mapeie seus custos. Classifique os problemas de acordo com os riscos para o negócio e os custos.

#3 Esteja presente

É muito importante que as pessoas tenham uma forma de contatá-lo. Presença online e off-line é fundamental. Mas de nada adianta uma conta no Instagram se você demorar 2 dias pra responder ao cliente. Cada modelo ou rede social trabalha de uma forma específica. Saiba como se relacionar com os clientes em cada uma delas.

#4 Invista em tecnologia

Existem várias formas de se beneficiar da tecnologia para alavancar seu negócio. É importante avaliar as soluções disponíveis no mercado e qual o impacto que elas têm na lucratividade da sua empresa. Segue uma relação de benefícios que podem ser conseguidos com o uso da tecnologia apropriada:
  • Menor custo operacional
  • Maior presença em redes sociais
  • Aumento significativo de vendas
  • Maior eficiência
  • Menor desperdício de recursos

#5 Crie um produto diferenciado

Se você fizer a mesma coisa que todo mundo faz dificilmente terá um lugar de destaque. O mercado está cada vez mais aberto às opções gourmet. Se aproveite dessa onda! Busque atender a um nicho que a concorrência ainda não atende.

#6 Foco na qualidade

Sempre vai ter alguém disposto a fazer o que você faz um pouco pior e mais barato, portanto, concorrer no preço provavelmente não é a escolha mais inteligente. Tenha em mente que seu cliente compra uma experiência e nesse ponto você pode fazer a diferença. Quando falamos em focar na qualidade não estamos nos referindo somente à qualidade do produto em si, e sim a excelência em todas as etapas do processo. Realize testes ocasionais dos seus serviços aleatoriamente e identifique pontos de melhoria no seu processo. Venda a melhor experiência que o usuário pode comprar com aquele dinheiro.

#7 Fidelize o cliente

Elabore um programa de fidelização coerente, onde o cliente perceba que realmente está ganhando ao continuar comprando em seu estabelecimento. O programa tem que ser tangível. Pense também em campanhas de fidelização que gerem buchicho (buzz) e por consequência tendam a viralizar.

Conclusão

Mesmo em um mercado concorrido é possível se destacar, mas para isso é importante ter a mentalidade vencedora e desenvolver cada uma das características listadas aqui diariamente. Nossa empresa atua no desenvolvimento de soluções e aplicativos para delivery de restaurantes, para que você possa dar um passo além e se destacar ainda mais da sua concorrência.