Como automatizar pedidos realizados pelo Whatsapp

Alguns estabelecimentos que fazem delivery acabam pegando pedidos em diversos canais, e um deles é o Whatsapp. 

No início receber pedidos através do Whatsapp pode parecer o melhor canal de comunicação, porém com o passar do tempo e com o aumento dos pedidos pode virar um tormento na vida do proprietário do estabelecimento por diversos motivos:

  1. O cliente demora muito para fazer um pedido (às vezes o cliente chama o restaurante e vai fazer outra coisa, ou fica conversando em paralelo com outras pessoas e esquece que estava fazendo um pedido no Whatsapp ou até mesmo ainda vai escolher o que deseja pedir e fica perguntando sobre os produtos e valores);
  2. O pedido fica espalhado em meio a conversa;
  3. Uma atendente não consegue pegar muitos pedidos mediante a tantas pessoas conversando ao mesmo tempo;
  4. Acúmulo de erros por causa de detalhes que passam desapercebidos no Whatsapp;
  5. As vezes o proprietário tem que aumentar o número de atendentes;
  6. Ter mais números de Whatsapp para pegar os pedidos;
  7. O cliente após fazer o pedido fica pressionando o atendente a cada 10 minutos para saber se o pedido já saiu para ser entregue;
  8. Alguns empresários já perceberam que pelo Whatsapp consegue receber menos pedidos pela demora em fechar o pedido por causa dos motivos acima comparando ao telefone (que também já possui alguns pontos negativos e no Whatsapp isso só aumenta);

E como alguns empresários estão conseguindo resolver estes problemas?

Para resolver estes problemas e consequentemente o estabelecimento receber muito mais pedidos, sem erros, com a redução de custos operacionais com a contratação de novos atendentes, o cliente com o cardápio e a promoções a todo momento no bolso, acompanhando de maneira automatizada as etapas do pedidos, e muitas outras vantagens, os empresários estão implantando um aplicativo próprio de delivery concomitante com o Whatsapp Business, onde ele programa no Whatsapp mensagens automáticas e toda vez que um cliente entra em contato com o estabelecimento, ele já recebe uma mensagem de saudação, direcionando para o cliente clicar no link e fazer o pedido através do aplicativo personalizado do estabelecimento. 
Dessa forma e às vezes fazendo promoções para quem pede através do novo canal, que é o aplicativo, o empresário do estabelecimento consegue automatizar os pedidos e vencer mais estes desafios.

Abaixo tem o passo a passo de como configurar, automatizar e converter pedidos do Whatsapp para o aplicativo personalizado de delivery com a nova versão do Whatsapp chamado “Whatsapp Business”:

Procedimento para configurar o WhatsApp Business:

  1. Faça o download do aplicativo pelo link diretamente na loja do seu Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.whatsapp.w4b (disponível apenas na versão Android)

  2. Configure sua empresa e seu WhatsApp.

  3. Após configurar sua empresa, selecione a opção de configurações no canto direito superior:


  4. Selecione a opção de Configurações da empresa:


  5. Mensagem de saudação:


  6. Ative enviar mensagem de saudação, Edite a mensagem com o texto:
    “Faça seu pedido de maneira rápida, e prática e aproveite os nossos preços promocionais, clicando no link abaixo: (colocar aqui os links do app da sua empresa)”

  7. A opção Destinatários, coloque a opção “Enviar para todos.”

Aplique você também este método nas suas vendas e obtenha estes benefícios.